-
Arquitetos: Simone Micheli
- Área: 5 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Jürgen Eheim
-
Fabricantes: Adrenalina, Aquaspecial, AveChile, Daikin, Ecofibras Curiti, Tutondo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A história do "Aquatio Cave Luxury Hotel & SPA" começa com uma gota, uma figura simples e pura que com a sua queda incessante molda materiais, espaços, o mobiliário, a estrutura.
A "gota" é a obra de bronze de Kengiro Azuma "MU765G", localizada em uma das duas principais entradas da estrutura, cuja simplicidade remete ao sentido da vida através da metáfora do ciclo da água.
O arquiteto Cosimo Dell'Acqua realizou o projeto geral e executivo de recuperação arquitetônica e distributiva da vila, seguindo diretamente a Diretoria de Obras. Ele não interveio apenas em um único prédio, mas em um complexo sistema que incluía edifícios, estradas, cavernas e cisternas.
Muitas das instalações estavam em um estado de evidente negligência, cheias de lixo e escombros acumulados devido a colapsos por toda parte. Uma massiva limpeza preliminar foi necessária.
O Aquatio Cave Luxury Hotel & SPA situa-se ao longo de uma cordilheira de Sasso Caveoso, ocupando uma área de total de cerca de 5.000 metros quadrados. A parte inferior com acesso pela via B.-Buozzi abriga a recepção, o restaurante, o salão de café da manhã, a sala de reuniões e o centro de bem-estar. A entrada abre-se para dois grandes espaços abertos que em épocas passadas eram bairros.
A arquiteta Simone Micheli assinou o projeto de interiores e iluminação. O mobiliário, verdadeiras obras de arte, brancas, fluidas, sem bordas, flutuam no chão.
As superfícies escavadas e as abóbadas foram limpas, retirando os líquens e eflorescências existentes, e trazidas de volta à sua cor original, como se a construção dessas partes tivesse acabado de ser concluída. A iluminação vem de baixo, através de luminárias discretas, posicionadas estrategicamente para criar efeitos cenográficos únicos. "Criar emoções" foi o conceito que permeou todo o processo do projeto.
O centro de bem-estar é o espaço onde este lema é melhor expresso; na verdade, é um lugar sugestivo e ocupa o centro mais profundo da estrutura, recuperando ambientes subterrâneos que remontam ao século IX. O restaurante é um espaço flexível e que se conecta com o salão de café da manhã e a sala de reuniões. Sua capacidade varia de acordo com as ocasiões, adaptável aos diversos eventos e necessidades. Os quartos estão presentes principalmente na parte superior da estrutura, são claros e desfrutam de vistas deslumbrantes sobre o penhasco Caveoso e da cidade antiga ou escavada, escondida dentro do ventre da terra, apenas com uma porta para indicar a sua presença, como era nos antigos abrigos humanos dos assentamentos neolíticos no Murgia.
Nos quartos a água foi trazida de volta para onde os sinais foram encontrados: canais cavados nas paredes, pequenos poços e cisternas foram limpos e trazidos de volta à luz para que os hóspedes de Aquatio pudessem vê-los.